OUVIDORIA

Central da Ouvidoria

CENTRAL DE OUVIDORIA


OUVIDORIA - MANIFESTAÇÃO

Acesse nosso canal de ouvidoria e envie suas manifestações, críticas, elogios, denúncias e ajude o governo a tornar nossa cidade cada vez melhor.

MANIFESTAR CONSULTAR

Última manifestação: 07/06/2023 07:38

Ouvidor

ALTONIA AZEVEDO ROGERIO PRIMO

Contatos da Ouvidoria

88 3631-5950

Email: faleconosco@itapipoca.ce.gov.br

Endereço da Ouvidoria

Av. Anastácio Braga n 195 - Centro Itapipoca/CE

Horário da Ouvidoria

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA DE 08:00H AS 18:00H.

INSTITUCIONAL PERGUNTAS ESTATÍSTICAS RELATÓRIOS

E-SIC - PEDIDO DE INFORMAÇÃO

SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa encaminhe pedidos de informação aos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal.

ACESSAR E-SIC

Última solicitação: 19/05/2023 10:06

Gestor do SIC

ALTONIA AZEVEDO ROGERIO PRIMO

Contatos do SIC

88 3631-5950

Email: faleconosco@itapipoca.ce.gov.br

Endereço do SIC

Av. Anastácio Braga n 195 - Centro Itapipoca/CE

Horário do SIC

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA DE 08:00H AS 18:00H.

INSTITUCIONAL PERGUNTAS RELATÓRIO

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

O compromisso de atender com eficiência e efetividade às demandas da sociedade está presente nesta Carta.

ACESSAR CARTA

Última modificação da carta: 31/12/1969 21:00

Gestor da Carta

ALTONIA AZEVEDO ROGERIO PRIMO

Contatos da Carta

88 3631-5950

Email: faleconosco@itapipoca.ce.gov.br

Endereço da Carta

Av. Anastácio Braga n 195 - Centro Itapipoca/CE

Horário da Carta

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA DE 08:00H AS 18:00H.

INSTITUCIONAL PERGUNTAS ESTATÍSTICAS RELATÓRIOS

Relatório estatístico da ouvidoria

Resultado da pesquisa de satisfação do site

EXPLICAÇÃO DA LAI

A Lei de Acesso à Informação (LAI) - lei nº 12.527/2011 - regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.
Os pedidos de informações devem ser realizados nas instalações físicas ou através da Ouvidoria deste site. Preenchendo o formulário o cidadão receberá um número de protocolo e poderá acompanhar a tramitação do seu pedido de informação.

A LEI estabelece também um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções de acesso à informação dos sites dos órgãos e entidades públicas. Além da publicação das informações exigidas, os órgãos podem divulgar outros dados de interesse público por iniciativa própria, ou seja, de forma proativa.

Portanto, antes de apresentar um pedido de acesso, é importante que você verifique se a informação desejada já está disponível na seção de Transparência deste site ou se ela já foi publicada como resposta a uma outra solicitação de informações realizada anteriormente através da OUVIDORIA deste site, que é o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão) desta Entidade.

Perguntas e respostas

Se o órgão tiver a informação ao alcance imediato, o pedido poderá ser atendido no momento em que for feito pelo cidadão, nos SICs. Se houver necessidade de pesquisa, o órgão tem 20 dias, prorrogáveis por mais 10, para atender à demanda. O cidadão será avisado por telefone ou pela internet. Depois desse prazo, o agente público tem que justificar o motivo da não prestação das informações.

O objetivo da lei é a mudança da cultura do sigilo, que existe em algumas instituições públicas. A sanção da lei pode ser compreendida como um ato de amadurecimento da democracia brasileira. A informação sob a guarda do Estado é sempre pública, devendo o acesso a ela ser restringido apenas em casos específicos. Isto significa que a informação produzida, guardada, organizada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. O acesso a estes dados, constitui-se em um dos fundamentos para a consolidação da democracia, fortalecendo o controle social.

Sim. A experiência de unidades que já trabalham diretamente com o público (como o INSS, Receita Federal, entre outras) mostra ser necessário o investimento em treinamento e informatização de sistemas. A gerência de informações é sempre um desafio e requer instrumentos de gestão adequados. A lei prevê a designação de um responsável em cada órgão da Administração por acompanhar a implementação das políticas definidas.

De acordo com a Lei, o dirigente máximo de cada órgão da Administração Pública designará um responsável para acompanhar a implementação e desenvolvimento dos procedimentos previstos, bem como orientar sobre a aplicação das normas.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
string(18) "Muito insatisfeito" string(11) "Insatifeito" string(6) "Neutro" string(10) "Satisfeito" string(16) "Muito satisfeito"