O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 03/02/1823
Emancipação Política: 31 DE AGOSTO DE 1915
Gentílico: ITAPIPOQUENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: NORTE CEARENSE
Microrregião: ITAPIPOCA
Distância para a capital: 130 KM

Dados de características geográficas

Área: 1.614.682,00
População estimada: 131687
Densidade: 71,90
Altitude: 109
Clima: TROPICAL (AS)
Fuso Horário: UTC-3
O topônimo Itapipoca vem do tupi-guarani itá (pedra, rocha), pi (pele, couro, revestimento) e poca (arrebentar, estourar), significando: pedra arrebentada ou rocha estourada. Sua denominação européia original era Arraial de São José, depois Vila Velha, Imperatriz e, desde 1889, Itapipoca.
Itapipoca é um município brasileiro do estado do Ceará. É conhecida como "cidade dos três climas", por haver em seu território praias, serras e o sertão. Seu desenvolvimento confere a cidade a 10ª colocação entre os municípios mais ricos do estado e a 7ª colocação entre os municípios mais populosos do estado.

As terras entre a serra de Uruburetama e ao lado oeste do rio Mundaú, que fazem parte do município de Itapipoca, eram habitadas por diversas etnias indígenas Tupi e Tapuia, entre elas: Tremembé, Anacé, Apuiaré e outras etnias.

No Século XVII, com definitiva ocupação da terras da Capitania do Siará Grande pelos portugueses, esta região começou a ser ocupada via a lei de Sesmarias. Seu primeiro núcleo urbano, chamado Vila Velha, localizava-se onde hoje fica o distrito de Arapari. O povoado de Itapipoca teve sua colonização oficial em 13 de abril de 1744, com a concessão de uma sesmaria na Serra de Uruburetama ao sargento-mor Francisco Pinheiro do Lago, que, em seguida, a repassou para seu genro Jerônimo Guimarães de Freitas (fundador oficial de Itapipoca) e sua esposa Francisca Pinheira do Lago. Situada entre serras e o mar, foi chamada de São José de 1744 a 1823. Com sua emancipação política a 17 de outubro de 1823, passou a chamar-se Vila da Imperatriz.

Com a expansão da pecuária no ciclo do couro e da agricultura do algodão, esta ocupação intensifica-se e o local onde atualmente se localiza Itapipoca consolida-se como centro urbano no século XIX.

Em 31 de Agosto de 1915, já com sede administrativa no Arraial de Itapipoca, elevou-se a categoria de Cidade de Itapipoca.

Nos planos de ligação Fortaleza-Sobral através dos caminhos de ferro no século XX, surge a Estrada de Ferro de Itapipoca com três estações: Rajada, Itapipoca e Craúna/Anario Braga. Com a estrada de ferro, Itapipoca consolida-se como centro comercial.
Os eventos culturais da cidade são:

Festa do Co-padroeiro São Sebastião (20 de janeiro),
Festa das Flores (último sábado do mês de maio),
Festa de Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto),
Aniversário de emancipação política do município (31 de agosto),
Festa da Padroeira Nossa Senhora das Mercês (24 de setembro),
Festa de São Francisco (4 de outubro),
Regata da Baleia (em novembro ou dezembro),
Festa da Sagrada Família (último domingo do mês de dezembro).

O turismo é uma das fontes de renda do município, devido as atrações naturais, arqueológicas e arquitetônicas.

Praça no centro da cidade - um conjunto de esculturas que mostra o grande diferencial que a diversidade climática representa para o município.
O parque de Exposições Hildeberto Barroso, localizado na sede do município, também faz parte do acervo de atrativos, pois nele acontece uma das festas mais importantes para os itapipoquenses, a Feira Agroindustrial no aniversário do Município, no final de agosto, com encerramento no dia 31. Nela são realizadas várias atividades, como exposições de animais, de produtos agroindustriais, artesanato, comidas típicas, leilão de gado e shows que acontecem todas as noites com bandas locais, regionais e atrações nacionais. O resultado de tudo isso,é um verdadeiro mosaico de pessoas, de costumes e de origens diferentes.
Sítios paleontológicos e arqueológicos: o monólito da Pedra Ferrada, na localidade de Mucambo, com inscrições rupestres, revelando aos visitantes alguns segredos do homem pré-histórico.
Museu da Pré-história, com o seu acervo de fósseis da megafauna encontrados em seu território.
As serras: prática do ecoturismo, destacando-se a Trilha da Bica da Canoa, na Serra de Arapari e a Pedra de Itacoatiara, ideal para a prática de esportes radicais, como o rapel e o voo livre; um grande patrimônio natural arqueológico e paleontológico, tanques fossilíferos e grutas com inscrições rupestres, onde foram encontrados fósseis que comprovam a existência de animais da megafauna.
O litoral de Itapipoca é formado por 25 quilômetros de praias, sendo as principais: Baleia e Praia do Maceió, além da Barra do Rio Mundaú e as lagoas de Humaitá e do Mato.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 12 distritos: Itapipoca, Arapari, Assunção, Baleia, Barrento, Bela Vista, Calugi, Cruxati, Deserto, Ipu Mazagão, Lagoa das Mercês e Marinheiros.

Baseada na agricultura familiar e no seu pequeno parque industrial e de serviços, tem um comércio bastante desenvolvido com suas ruas e avenidas repletas de lojas e boutiques com muita variedade e opções de produtos e equipamentos, destaca-se a Rua Eubia Barroso , Av. Anastácio Braga , Av. Duque de Caxias, Av. Vicente Siebra, Av. Monsenhor Tabosa e Av. José do Patrocinio como seus principais corredores econômicos, fazendo com que seja um centro regional de compras e negócios. Por ser uma cidade centro de região e ter seu espaço físico na área central limitada isso faz com que o preço dos imóveis (aluguel e venda) seja um dos mais caros do interior do estado. Estão instaladas na cidade, filiais das maiores redes varejistas do estado e algumas nacionais, como a varejista Lojas Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia. Sua rede bancaria é composta por agências dos principais bancos do país como: Itaú, Banco do Brasil, BNB, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Pan-americano e dezenas de correspondentes bancários de diversas instituições financeiras. Destaca-se também como vocação a culinária que em breve e de forma oficial será lançado e instalado o pólo gastronômico, está em fase de finalização a construção do mercado municipal que em breve se tornará um dos maiores e mais modernos equipamento publico da região.

Produção de gêneros alimentícios
Zona Serrana: produz algodão, milho, feijão, banana, café, mamona e várias espécies de frutas,verduras e mel.
Sertão: algodão, milho, cera de carnaúba, leite, queijo, peles, couro, gado e castanha de caju.
Praia: coco, peixe, crustáceos e diversas frutas.

Indústrias
No pequeno parque industrial destacam-se as duas maiores fábricas: Dass (empresa do ramo de calçados com quase 4 mil funcionários sendo a maior empregadora do municipio) e Ducoco (empresa do ramo alimentício).
Praticamente todo o território está localizado na bacia hidrográfica do rio Mundaú e seus afluentes, rio Cruxati e os riachos Taboca, Sororó, Quandu e o córrego dos Tanques. Os maiores açudes são: Poço Verde, com capacidade de 13 650 000 m³, e o Quandu, com capacidade de 4 000 000 m³. Na área litorânea existem ainda grandes lagoas como Humaitá e do Mato.

O açude Gameleira que barra as águas do rio Mundaú, nas divisas dos municípios vizinhos de Trairi e Tururu foi a solução para o risco iminente de um grande colapso no abastecimento. Este açude, concluído em 2013, tem capacidade de armazenar 52 642 000 m³, triplicando a capacidade de abastecimento de água para Itapipoca e municípios vizinhos.

Relevo e solo
O relevo é bastante plano e de baixa altitude com menos de 200 m de altitude na maior parte do território, no entanto é bastante acidentado na porção sul em função da serra de Uruburetama.

Vegetação
A maior parte do território é coberto pela caatinga arbustiva aberta e densa, mais ao interior, e por tabuleiros costeiros e cerrado, mais próximos ao litoral. Apresenta também regiões de caatinga arbórea e mata úmida na região serrana e mangue próximo à foz do rio Mundaú. No Sítio Ameixas - Poço Velho, localiza-se a Unidade de Conservação Ambiental. Essa Reserva Particular do Patrimônio Natural, sítio com uma área de 464,3 hectares, foi criado pela portaria Nº 007/94 do IBAMA em 28 de janeiro de 1994.

Hino de Itapipoca

Letra por José Frota Neto
Melodia por José Frota Neto

Itapipoca terra querida
O nosso empenho é te servir
Com toda força fé e com vida
E assegurar o teu por vir.

Avante! Itapipoca, avante!
Não queremos te ver parar
Avante!! Itapipoca, avante!
Para o futuro "terra adorada!"

E resolutos, de fronte erguida
Continuaremos a tua história
Todo o teu povo lembra e convida
À luta insana logo à glória!

Todos unidos certos da vitória
Caminharemos sem hesitar
E os teus filhos diante da história
Vão de mil vezes te exaltar.

Caminha firme, luta perene,
Imita os nossos ancestrais,
Tem sempre em mira desejo infrene
De ver triunfar teus ideais.

Brasão


Bandeira


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Hoje

Prefeitura de Itapipoca convoca beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará para regularização do cadastro

A administração municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos [...]

#Saúde Há 7 dia(s)

Prefeitura informa o estoque de medicamentos da Farmácia Pública Municipal

A administração municipal, através da secretaria de saúde de Itapipoca, torna público o [...]

#Chamamento Há 7 dia(s)

Prefeitura informa convocação de profissional selecionado para o cargo de Visitador do Programa Criança Feliz

A prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos [...]

#Infraestrutura Há 11 dia(s)

Prefeitura de Itapipoca torna público análise dos meios físico, biótico e socioeconômico da área UC - APA da Serra de

A prefeitura de Itapipoca, através da secretaria de infraestrutura (Seinfra), com recurs [...]

#Chamamento Há 20 dia(s)

Prefeitura convoca selecionado para cargo de Psicólogo

A prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos [...]

#Chamamento Há 20 dia(s)

Prefeitura convoca selecionada para cargo de Assistente Social

A prefeitura de Itapipoca, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito