Prefeitura Municipal de Itapipoca

Educação Contextualizada.

01/02/2018

O distrito do Arapari através de seus educadores da rede de educação básica municipal distribuídos em oito escolas polo e seis anexos, vem experimentando desde 2015 uma proposta pedagógica diferenciada, trata-se da educação contextualizada, uma prática educacional que reconhece e valoriza os saberes e conhecimentos tradicionais produzidos ao longo dos tempos pelas pessoas do próprio lugar. Essa proposta pedagógica se propõe em ressignificar os saberes a partir da interação entre os conhecimentos acadêmicos e populares. A Cáritas Diocesana através da parceria com o G8 (Grupo dos educadores do Arapari), conselho paroquial e associações comunitárias assumiu a formação dos educadores na perspectiva da educação para a convivência com o semiárido. Amparado pelos artigos 26 e 28 da LDB a proposta é difundida pela RESAB - Rede de Educadores do Semiárido Brasileiro, presente em todos os estados da região nordeste.

Entendendo essa proposta como uma política pública necessária para o favorecimento do desenvolvimento sócio educacional do município e contribuindo para a construção de uma sociedade do bem viver, o G8 e a Cáritas juntamente com o vereador Armando Soares encaminharam para a câmara legislativa municipal um projeto de lei para regulamentar a educação contextualizada no município de Itapipoca, que foi aprovado no dia 16 de novembro de 2017, sendo o mesmo considerado uma conquista para a valorização dos saberes populares, costumes e tradições locais além de ser estimulante e prazeroso para o aluno estudar aspectos relacionados com o seu dia a dia.

Diante dos bons resultados já alcançados neste curto espaço de tempo a secretaria municipal de educação básica através do secretário Dr. Paulo Henrique Rosa Barroso e do Sr. prefeito municipal de Itapipoca Dr. João Ribeiro Barroso numa parceria com a Cáritas diocesana através do bispo diocesano D. Antônio Roberto Cavuto estão firmando um convênio para garantir o processo de formação dos educadores da rede municipal de educação básica em educação contextualizada.


Esta experiência já estabelecida no polo educacional do Arapari se amplia agora para a região litorânea dos distritos de Marinheiros, Baleia e Lagoa das Mercês e na continuidade será expandida para todas as escolas das áreas rurais do município de Itapipoca. Segundo Paulo Freire educador que inspira essa proposta pedagógica “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. E esse é o objetivo dessa proposta fazer com que o processo educativo faça sentido na vida dos alunos e alunas.


CÁRITAS 

OUTRAS NOTICIAS

Prefeitura Resolve abrir avenida que vai beneficiar novo bairro
I Encontro de Equipes Gestoras municipais de Educação de 2017
Prefeitura realiza Carnaval 2017 na praia da Baleia e região serrana
Preparação final do Estadio para vistoria dos Bombeiros
Primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Itapipoca discutiu as necessidades da saúde pública da nossa cidade
Prefeitura trabalha em conjunto com outras instituições
Prefeitura lança campanha de combate e captura ao Aedes Aegypti
Dia Internacional da Mulher comemorado pela prefeitura de Itapipoca
Nova Avenida em Itapipoca está em ritmo acelerado
Reparos estão sendo feitos na cidade para conter danos das chuvas
Prefeitura de Itapipoca recebe visita do BNB para discutir ações de crescimento
Capacitação agiliza melhor o atendimento na UPA e PSFs de Itapipoca
Nova FanPage Oficial da Prefeitura de Itapipoca será lançada
Secretário Alex recebe comissão do Trilhão das Flores
CONVITE
Prefeito João Barroso se reúne com Governador, e trata de projetos futuros para nossa Cidade.
Prefeitura debate ações para fomentar o turismo em Itapipoca
Prefeitura de Itapipoca busca organizar e fortalecer Associações
Primeira Dama Edna Pinheiro visita obras do Restaurante Popular
CONVITE
Prefeito: João Ribeiro Barroso Endereço: R. Inocêncio Braga,
301 Itapipoca - CE, 62500-000

Av. Monsenhor Tabosa, 3027
Bairro Julho
Ceará
62500-000
comunicacao.eventos@itapipoca.ce.gov.br
Tel: (88) 3631-5950
Parque de Exposições
Cadastre-se e receba novidades!
directory